404 ERROR

Artigos

Como suportar as pressões da vida?

Uma cliente, investidora em leilões, me confidenciou que passa por problemas na obra de um imóvel, na desocupação de outro e fica preocupada com as buscas de novas oportunidades, além dos problemas cotidianos.

Perguntou como mantenho a calma nos momentos de conflito e pressão… Vou compartilhar esse assunto porque a gestão das emoções é muito importante no nosso meio. Respondi assim pra ela:

Um amigo me disse, há muito tempo: “Mantenha sua cabeça onde seu corpo está!”

Carrego esse ensinamento comigo até hoje e faço questão de transbordar para meus amigos.

Fé, ajuda. Afinal Deus faz por nós aquilo que é impossível ser realizado por humanos. Temos, contudo, que entender alguns princípios fundamentais.

Para vencer cada obstáculo, precisamos colocar energia concentrada no assunto que se está trabalhando. Chamamos isso de FOCO. Um assunto de cada vez, todos que são possíveis de se resolver, se resolvem.

Tratamos um assunto com uma pessoa. Cuidamos das necessidades de outro assunto com outra pessoa. Atendemos uma ligação. Nos envolvemos com muitas tarefas no dia-a-dia, cada uma com sua característica, necessidade e dificuldade.

O melhor a ser feito é nunca permitir que um assunto influencie noutro, nem para empolgar, nem para aborrecer. Se estamos numa atividade, e outra necessidade vem à mente, a melhor coisa a ser feita é anotar o assunto num local adequado, de forma organizada, que nos permita lembrar dele posteriormente, para que continuemos com FOCO total na tarefa atual, de forma disciplinada e consistente.

Cada assunto tem sua solução e precisa de atenção total e FOCO para ser resolvido ou executado com excelência. Temos que aprender a colocar nossa mente na atividade que está sendo executada.

No máximo ficar atentos à agenda, para saber quando precisamos parar de interagir com uma atividade, e passar para outra.

Não pense no que te disseram na reunião de ontem, se você, agora, está na academia, se exercitando em busca de seus objetivos de saúde ou modelagem corporal.

Não pense no quão difícil vai ser falar com seu cliente, se você está fazendo compras para repor estoque.

Não fique a se preocupar com os detalhes da desocupação do imóvel, cuja análise ainda nem passou da viabilidade de mercado ou financeira.

Pense só no que está fazendo agora. “Mantenha sua cabeça onde seu corpo está!”

Se gradativamente aplicar isso, nada nessa vida vai “somatizar” de um problema para outro.

Procure viver intensamente uma situação e fazer por ela o seu melhor, com os recursos que tem naquele momento.

Tente liquidar cada pendência o mais rápido possível e seguir aprendendo com tudo que acontece. Se possível, crie registros para poder consultar em outra ocasião. Isso ajuda na tomada de decisão e no planejamento da melhoria contínua.

Vamos Arrematar o Brasil com Lucro! – Luiz Gustavo Prandini